sexta-feira, 15 de março de 2013

Conheça as grandes inovações do Galaxy S4

Uma das frases que decoravam o teatro em que o Galaxy S4 foi apresentado, nesta quinta-feira (14), em Nova York, dizia: “Prepare-se para o show”. E, de fato, o que a Samsung fez no evento oficial de lançamento do seu novo smartphone top de linha foi como um espetáculo. Não só pela teatralização do evento, mas também pela enorme quantidade de inovações que o aparelho traz.
O TechTudo testa o Samsung Galaxy S4 (Foto: Allan Melo/ TechTudo)
1 – Touchscreen? Isso é coisa do passado!
Foi-se o tempo em que comandar um celular tocando em sua tela era uma inovação. A moda agora é justamente não tocar na tela. Voz, gestos com as mãos e até movimento dos olhos: foi nisso que a Samsung colocou suas fichas no S4. E a primeira impressão que fica das novas tecnologias adotadas no aparelho é bastante positiva.
A começar pelas possibilidades de voz. Além do S-Voice, tradicional auxiliar que entende seus comandos orais, o S4 terá o S-Drive, que permitirá a utilização do aparelho sem as mãos, somente falando, enquanto o usuário estiver dirigindo. Desenvolvido pensando na segurança do motorista, ele permite reprodução de conteúdo, realização de chamadas e até troca de mensagens sem ter sequer que encostar no celular. Outro destaque fica por conta do tradutor, S Translator, com suporte à nove línguas (incluindo o português brasileiro) e que faz tradução em tempo real enquanto o usuário conversa com outra pessoa.
O sistema S Voice Drive permite que o usuário use o Galaxy S4 com segurança enquanto dirige  (Foto: Allan Melo/ TechTudo)
Mas o que realmente chamou a atenção foram os comandos gestuais e, principalmente, com os olhos. Chamada de Air Gesture, a tecnologia permite navegar pelo smartphone sem precisar tocar na tela, somente fazendo gestos por cima dele, dando “tapas” no ar. Com o recurso, o aparelho vai mudar a faixa em reprodução, subir e descer as páginas da internet e até aceitar uma chamada com o gesto de “passar página” da mão.
Depois dele, foi apresentada a especulada navegação com os olhos. O S4 não só reconhece como também acompanha o olhar do usuário em leituras e vídeo. Na demonstração feita no palco, uma mulher assistia um vídeo e, de repente, olhava para o lado. A reprodução parou na hora. Depois, ela voltou a olhar para o celular e o vídeo foi iniciado de onde havia parado. Neste momento, muitos aplausos da plateia.
2 – Duas câmeras que funcionam juntas?
A evolução na câmera fotográfica do Galaxy S4 foi outro ponto alto do evento desta quinta. A câmera do S3 já era ótima, mas a do seu sucessor é ainda melhor. Além dos recursos avançados de configuração para fotografar, ela agora tem mais megapixels, 13, e a nova funcionalidade Dual Camera, para atuar em conjunto com a câmera frontal, de 2 MP.
Câmera frontal do S4 terá resolução de 2 megapixels (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Câmera frontal do S4 terá resolução de 2 megapixels (Foto: Allan Melo/ TechTudo)
Com ela, é possível filmar e fotografar, ao mesmo tempo, com as duas câmeras, e então fazer montagens para que tanto quem está registrando como o registrado apareçam nas imagens. Além disso, ela também oferece gravação de áudio sobre um foto, para compartilhar com os amigos, e o Drama Shot, para tirar até 100 fotos em somente quatro segundos. Além disso, há o Eraser, que permite apagar elementos indesejados das imagens.
3 – Conectividades: Nuvem, Transferência e Divisão
Na era do compartilhamento, é claro que não poderiam faltar recursos relacionados a isso no Galaxy S4. A primeira característica deste tipo a ser apresentada foi o chamado Home Sync. Com ele, é possível criar uma nuvem caseira, permitindo a integração com outros produtos Samsung. Graças à tecnologia NFC, a conectividade é realizada com um simples toque.
Também houve preocupação com a transferência de dados do S3 para o S4, que pode ser realizada com o Samsung Smart Switch, que em alguns toques permite ao usuário fazer esta tarefa de maneira simples. Outro destaque fica por conta da Samsung Group Play, uma rede de compartilhamentos privada sem precisar de acesso à Internet, onde até oito usuários podem compartilhar arquivos entre si.
O Samsung Knox, bastante especulado antes do lançamento, também foi confirmado. Com ele, será possível dividir o S4 em dois ambientes: profissional e pessoal. Assim, seus contatos de negócios e conteúdos relacionados ao trabalho não vão se misturar com os amigos e fotos de uma viagem de fim de semana, evitando confusões.
Galaxy S4 mostra preview de vídeo sem que usuário toque na tela (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 mostra preview de vídeo sem que usuário toque na tela (Foto: Allan Melo/TechTudo)
4 – Processador octa-core confirmado
Uma das notícias mais aguardadas foi confirmada pela Samsung, apesar de não haver muito alarde sobre isso. O processador não foi demonstrado, mas em comunicado oficial, a empresa sul-coreana admitiu que o Exynos 5 Octa estará presente no S4 – mas somente em algumas regiões. De acordo com as informações da feira de eletrônicos CES 2013, quando ele foi apresentado, o Exynos 5 Octa, na verdade, é uma junção de dois processadores quad-core.
5 – Preocupação até com a saúde
Como se já não bastasse tanta inovação para uma experiência única ao usuário, o S4 tem ainda uma preocupação com a saúde do consumidor. O serviço S Health virá pré-instalado no aparelho e utilizará a grande quantidade de sensores do aparelho para avaliar as condições físicas da pessoa. Ele oferece, entre outros recursos, monitor do sono, lista com diários de alimentação e de exercícios, além até de medir alguns dados da sua saúde, como as calorias ingeridas, a pressão, a glicose, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário