sábado, 30 de março de 2013

BlackBerry vende 1 milhão de Z10 e fecha 4º tri fiscal com lucro


A BlackBerry supreendeu muitos analistas de mercado hoje ao anunciar lucros em seu quarto trimestre fiscal, o primeiro a incluir resultados das primeiras vendas do novo smartphone BlackBerry Z10 que, segundo a empresa, teve 1 milhão de aparelhos enviados às lojas no período.
Embora a receita do quarto trimestre encerrado no dia 2 de março tenha sido muito menor que a do mesmo período no ano anterior - 2,68 bilhões de dólares contra 4,18 bilhões de dólares um ano atrás - a empresa anunciou lucro de 98 milhões de dólares (lucro de 19 centavos por ação), contra prejuízo de 125 milhões de dólares no mesmo trimestre do ano passado (perda de 24 centavos por ação).
A empresa aproveitou as boas notícias para comunicar notícias não tão boas: sua base de assinantes perdeu 3 milhões de clientes, caindo para 76 milhões de usuários e seu co-fundador, Mike Lazaridis, está deixando o conselho diretor da companhia.
No quarto trimestre, a BlackBerry despachou 6 milhões de smartphones. dos quais 1 milhão foram aparelhos Z10, que utiliza o novo sistema operacional  BlackBerry 10. O novo smartphone começou a ser vendido apenas um mês antes do final do trimestre, em poucos mercados (inicialmente só Canadá e Reino Unido). As vendas nos Estados Unidos iniciaram na semana passada, depois portanto do fechamento do quarto trimestre fiscal.
Outra boa notícia para seus investidores é o fato de que a empresa mantém 2,9 bilhões de dólares em caixa, uma boa soma que deve garantir à BlackBerry fôlego para montar e manter uma campanha de marketing agressiva para seus novos smartphones Z10. A empresa informou hoje que os investimentos de marketing para os novos smartphones vão aumentar 50%  no próximo trimestre. O Z10 será o primeiro a ganhar velocidade e o próximo a ganhar visibilidade é o modelo Q10, que combina uma tela touch menor com um teclado QWERTY.
Por hora, o salto das vendas do Z10 pode ser reputado ao grande número de usuários dos antigos aparelhos BlackBerry que estariam tocando seus equipamentos. A pergunta é se a empresa vai conseguir atrair novos usuários que ainda não estão em sua base.
De qualquer forma, o anúncio dos novos números fez as ações da empresa canadense, negociadas na bolsa Nasdaq, saltarem 8% durante a pré-venda antes da abertura da Bolsa em Nova Iorque, segundo reportagem do The Wall Street Journal. Embora ainda muito distantes dos valores altos do passado, as ações da BlackBerry mais que dobraram de preço em seis meses. "Mas apenas sete, de 45 analistas, sugere que as ações sejam um bom ativo para comprar", diz reportagem da Bloomberg, mostrando os efeitos do mau humor dos investidores sobre o mercado de tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário