sábado, 30 de março de 2013

BlackBerry vende 1 milhão de Z10 e fecha 4º tri fiscal com lucro


A BlackBerry supreendeu muitos analistas de mercado hoje ao anunciar lucros em seu quarto trimestre fiscal, o primeiro a incluir resultados das primeiras vendas do novo smartphone BlackBerry Z10 que, segundo a empresa, teve 1 milhão de aparelhos enviados às lojas no período.
Embora a receita do quarto trimestre encerrado no dia 2 de março tenha sido muito menor que a do mesmo período no ano anterior - 2,68 bilhões de dólares contra 4,18 bilhões de dólares um ano atrás - a empresa anunciou lucro de 98 milhões de dólares (lucro de 19 centavos por ação), contra prejuízo de 125 milhões de dólares no mesmo trimestre do ano passado (perda de 24 centavos por ação).
A empresa aproveitou as boas notícias para comunicar notícias não tão boas: sua base de assinantes perdeu 3 milhões de clientes, caindo para 76 milhões de usuários e seu co-fundador, Mike Lazaridis, está deixando o conselho diretor da companhia.
No quarto trimestre, a BlackBerry despachou 6 milhões de smartphones. dos quais 1 milhão foram aparelhos Z10, que utiliza o novo sistema operacional  BlackBerry 10. O novo smartphone começou a ser vendido apenas um mês antes do final do trimestre, em poucos mercados (inicialmente só Canadá e Reino Unido). As vendas nos Estados Unidos iniciaram na semana passada, depois portanto do fechamento do quarto trimestre fiscal.
Outra boa notícia para seus investidores é o fato de que a empresa mantém 2,9 bilhões de dólares em caixa, uma boa soma que deve garantir à BlackBerry fôlego para montar e manter uma campanha de marketing agressiva para seus novos smartphones Z10. A empresa informou hoje que os investimentos de marketing para os novos smartphones vão aumentar 50%  no próximo trimestre. O Z10 será o primeiro a ganhar velocidade e o próximo a ganhar visibilidade é o modelo Q10, que combina uma tela touch menor com um teclado QWERTY.
Por hora, o salto das vendas do Z10 pode ser reputado ao grande número de usuários dos antigos aparelhos BlackBerry que estariam tocando seus equipamentos. A pergunta é se a empresa vai conseguir atrair novos usuários que ainda não estão em sua base.
De qualquer forma, o anúncio dos novos números fez as ações da empresa canadense, negociadas na bolsa Nasdaq, saltarem 8% durante a pré-venda antes da abertura da Bolsa em Nova Iorque, segundo reportagem do The Wall Street Journal. Embora ainda muito distantes dos valores altos do passado, as ações da BlackBerry mais que dobraram de preço em seis meses. "Mas apenas sete, de 45 analistas, sugere que as ações sejam um bom ativo para comprar", diz reportagem da Bloomberg, mostrando os efeitos do mau humor dos investidores sobre o mercado de tecnologia.

Samsung anuncia Galaxy S4 Mini

Seguindo os passos do Galaxy S3 Mini, o Galaxy S4Mini será lançado em breve pela Samsung. O smartphone será uma versão reduzida em tamanho e configuração se comparado a seu irmão maior anunciado neste mês, o Galaxy S4.

O S4 Mini serve como alento a usuários que preferem um smartphone mais fácil de carregar no bolso, mesmo que as especificações não sejam de ponta. Sua tela será sensível ao toque com 4,3 polegadas -- uma diminuição na diagonal em relação às 5 polegadas do S4.

A performance também deve ser mais tímida. O processador do aparelho terá dois núcleos rodando a 1,6 GHz e as câmeras traseira e frontal têm, respectivamente, 8 MP e 2 MP. Há também leitor de cartão microSD embutido.

A bateria igualmente teve seu tempo de duração reduzido. O corpo de plástico, por outro lado, será mantido no aparelho, bem como no Galaxy S4. O irmão maior está previsto para chegar às lojas em abril e o S4 Mini ainda não tem previsão de lançamento.


s4mini

Nexus 4 recebe atualização de design para protegê-lo contra quedas

nexus 4 quebrado

Nexus 4 chegou ao Brasil e mostrou que deve fazer sucesso, já que seus estoques já se esgotaram no mesmo dia em que suas vendas iniciaram, mas ele ainda tem uma falha de design. Seu vidro traseiro o torna escorregadio sobre superfícies como uma mesa, o que facilita quedas e telas quebradas. Mas o Google e a LG já estão resolvendo este problema.

Quatro meses após o lançamento do aparelho, as empresas alteraram ligeiramente o design do aparelho, acrescentando bordas emborrachadas, com pequenas saliências, que evitam que a traseira do aparelho encoste na superfície, o que impede que ele saia deslizando por uma mesa, por exemplo.

A novidade foi identificada por compradores do aparelho nas últimas semanas e confirmada pelo site alemão MobiFlip. O Android Central também atestou a atualização de design do Nexus 4. 

Estas saliências também servem para desabafar os alto-falantes traseiros quando eles estiverem encostados sobre uma superfície, o que permite maior volume ao reproduzir um som.

Google já havia lançado um case protetor que resolve o problema, mas relatos como o do The Verge apontam que ele tornava o uso do aparelho desconfortável.

Quem já tem o Nexus 4 antigo, porém, não receberá nada. Apenas os compradores dos novos aparelhos receberão a proteção extra. 

Reprodução

Sistema Android sofre ataque de vírus específico para aparelhos móveis


A empresa russa de segurança Kaspersky Lab detectou um novo ataque destinado a dispositivos móveis.
O ataque foi contra ativistas Tibetanos e Uigures e, pela primeira vez, baseado em programas maliciosos para dispositivos Android. A ofensiva foi desenvolvida e executada de maneiras similares a muitos outros já registrados. Mas, em vez usar arquivos maliciosos como DOC, XLS ou PDF baseados em Windows ou Macs, a nova ameaça visa dispositivos móveis.
O malware Android utilizado rouba dados privados de smartphones infectados, incluindo agenda de endereços e histórico de mensagens, e manda essas informações a servidores de comando e controle. Acredita-se que este é o primeiro ataque direcionado deste tipo que utiliza de maneira completa e funcional um malware para o Android e que é especificamente voltado para os aparelhos móveis das vítimas em potencial.
O ataque ocorreu no final de março e começou com a invasão de uma conta de e-mail que pertence a um ativista importante do Tibet. Os atacantes usaram essa conta para mandar e-mails com phishing para a lista de contatos. As mensagens maliciosas tinham como alvo ativistas políticos da Mongólia, China, Tibet e Uyghur e tinham anexadas um arquivo. APK que continha um programa malicioso para aparelhos Android.
As investigações desse malware feitas pelos experts da Kaspersky Lab revelaram que é muito provável que ele tenha sido desenvolvido por chineses, ao julgar pelos comentários nos códigos e certas características do servidor de comando e controle.

Samsung anuncia Galaxy S4 Mini

Seguindo os passos do Galaxy S3 Mini, o Galaxy S4Mini será lançado em breve pela Samsung. O smartphone será uma versão reduzida em tamanho e configuração se comparado a seu irmão maior anunciado neste mês, o Galaxy S4.

O S4 Mini serve como alento a usuários que preferem um smartphone mais fácil de carregar no bolso, mesmo que as especificações não sejam de ponta. Sua tela será sensível ao toque com 4,3 polegadas -- uma diminuição na diagonal em relação às 5 polegadas do S4.

A performance também deve ser mais tímida. O processador do aparelho terá dois núcleos rodando a 1,6 GHz e as câmeras traseira e frontal têm, respectivamente, 8 MP e 2 MP. Há também leitor de cartão microSD embutido.

A bateria igualmente teve seu tempo de duração reduzido. O corpo de plástico, por outro lado, será mantido no aparelho, bem como no Galaxy S4. O irmão maior está previsto para chegar às lojas em abril e o S4 Mini ainda não tem previsão de lançamento.

s4mini

Operadoras vão bloquear chamadas de celulares piratas


Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai passar a bloquear chamadas feitas por telefones piratas. A medida entrará em vigor no início de 2014 e as operadoras terão de implementar o sistema tecnológico de bloqueio.
Conforme divulgado peloOlhar Digital, os celulares piratas costumam chegar ao Brasil por meio de contrabando e geralmente são vendidos em camelôs e sites. O comércio paralelo levanta polêmica e há anos incomoda os fabricantes legalmente instalados por aqui. A Strategy Analytics estima que os "piratas" correspondem a quase 13% do total de celulares do país.

Smartphones

Como vai funcionar?
De acordo com a Folha de S. Paulo, a partir de 2014 todos os aparelhos, incluindo os tablets, terão um cadastro nacional de IMEIs (número de registro) que será cruzado com o IMSI (código dos chips habilitado pela operadora).
Desta forma, toda vez que um cliente fizer uma chamada, a operadora saberá se o aparelho é ou não legítimo. Isso será possível porque também existe um catálogo mundial com todos os IMEIs válidos produzidos pelos diversos fabricantes.

O novo sistema das operadoras cruzará a lista de registros nacionais e estrangeiros para saber qual é autêntico. Caso seja pirata, o sistema decidirá, automaticamente, pelo bloqueio dos sinais.

iPhone 5S deve ser anunciado em junho

Mais um rumor reforça os boatos de que a Apple fará o anúncio de seu novoiPhone no meio do ano. A última notícia parte de uma revista japonesa especializada que cravou data para a vinda do aparelho à luz de todos: 20 de junho.

Segundo a publicação, o anúncio do iPhone 5S será seguido por seu lançamento em julho. O aparelho deve ter um processador A7 mais veloz que a CPU do iPhone 5, além de uma câmera melhor e um recurso de segurança baseado em impressões digitais.

Além disso, o veículo nipônico também afirma que a Apple deve liberar uma atualização para o iOS na mesma época. Cogita-se ainda a chegada de um modelo mais barato do smartphone. Ele seria voltado a mercados emergentes, como China e Índia.

iPhone 5S

Foursquare ganha extensão no Chrome para salvar novos restaurantes no app


Foursquare anunciou, nesta quarta-feira (27), o lançamento de uma extensão para oGoogle Chrome. A ferramenta, identificada pela própria empresa como “botão salvar no Foursquare”, tem como objetivo permitir que o usuário salve locais de interesse que ele encontra pela web, para visitar posteriormente usando o app.
Foursquare lançou extensão no Chrome para salvar novos estabelecimentos na lista do app (Foto: Divulgação)
Foursquare lançou extensão no Chrome para salvar novos estabelecimentos na lista do app (Foto: Divulgação)
A novidade foi publicada no próprio site do Foursquare, de onde também é possível ter acesso ao link de download da extensão. Ela funciona de uma maneira semelhante ao botão “Pin” do Pinterest, porém com a diferença de “compartilhar” o conteúdo com os próprios usuários que salvam os links, mas redirecionando-os para a sua conta no smartphone.
“Em qualquer site que destacar um lugar que você quer conhecer, basta clicar no botão”, diz a descrição da extensão no site.
O próprio Foursquare recomenda algumas páginas onde é possível “buscar inspiração” para descobrir novos locais. Google Maps, Trip Advisor e Expedia são alguns deles. Os objetivos são simples: fazer com que os usuários utilizem o programa também como o guia de viagens deles, salvando dados de quais locais devem visitar e aproveitando para dar check-ins e relatarem experiências nos estabelecimentos.

Nexus 4 esgota no primeiro dia de vendas


Aconteceu lá fora, e aqui não poderia ser diferente. O Nexus 4, smartphone anunciado peloGoogle na manhã desta quarta-feira (27), já está esgotado no Brasil. Apesar de ainda anunciados em suas páginas principais, Ponto Frio e Fast Shop mostram que não há mais unidades disponíveis. A Americanas é a única loja que ainda está com o produto no estoque.
Nexus 4 tem digitação por voz e virá com Google Now em português (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4 já está esgotado no Brasil (Foto: Pedro
Zambarda/TechTudo)
Sucesso de vendas no exterior, o Nexus 4 é um dos melhores smartphones do mercado (veja o comparativo contra o Galaxy S3). Fruto de uma parceria inédita entre Google e LG, o aparelho faz parte de uma linha de smartphones famoso por carregar sempre a versão mais atual do sistema Android, e sem modificações, como comumente as fabricantes fazem.
Mesmo com o preço consideravelmente maior que o do exterior, a R$ 1.699, o Nexus 4 ainda continua sendo um aparelho chamativo para os consumidores. O Ponto Frio e a Fast Shop, lojas indicadas como principais pontos de vendas até mesmo pelo site oficial do smartphone, já não possuem mais o produto para venda, mesmo que o comércio só tenha começado nesta manhã.
Update: Em contato com o Ponto Frio, a empresa falou que haverá um novo estoque na próxima semana. "Próxima semana, mas um pequeno lote", declararam via Twitter.
Nexus já aparece como "produto indisponível" em duas das três lojas em que está sendo vendido (Foto: Divulgação)Nexus já aparece como "produto indisponível" em duas das três lojas em que está sendo vendido (Foto: Divulgação)
O smartphone do Google e da LG conta com uma tela de 4,7 polegadas, processador quad-core de 1,5 Ghz, 2 GB de RAM e Android na versão 4.2 Jelly Bean. Além disso, o aparelho traz uma boa câmera de 8 megapixels e um design muito atraente.

Entenda o que é um Android Puro e qual a diferença em relação aos demais


Android é um sistema operacional de código aberto, o que permite que as fabricante de celulares façam modificações livres em sua interface. Porém, existe uma versão da plataforma que não possui qualquer edição, e é utilizada somente nos dispositivos da linha Nexus - desenvolvidos pelo próprio Google. Esta versão do Android é chamada de "pura”, ou seja, como saiu dos laboratórios da companhia que criou o sistema.
Nexus 4 (Foto: Divulgação) (Foto: Nexus 4 (Foto: Divulgação))
O Android próprio do Google tem uma interface visual mais simples, ao contrário das presentes nos aparelhos da Samsung, que contam com a interface TouchWiz, e da Motorola, com o MotoBlur, por exemplo. O Android "puro" dá ao usuário o conceito do sistema que foi concebido originalmente.
Os smartphones e tablets criados por outras fabricantes, além de modificarem muito a aparência do sistema - incluindo novas aparências de menu, arrumações modificadas na tela inicial e até papéis de parede padrão difereciados - ainda incluem diversos apps de fábrica ligados à própria empresa.
A Samsung, por exemplo, sempre adiciona programas como ChatON, S Suggest e S Voice aos seus dispositivos com Android. O maior problema é que estes programas muitas vezes nem são utilizados pelos usuários, e não podem ser desinstalados - a não ser que seja feito o desbloqueio do sistema. No Android original do Google, estes apps não aparecem.

Comprar o Nexus 4 brasileiro ou importar: o que vale mais a pena?

Nexus 4, smartphone do Google com Android Puro, finalmente foi lançado no Brasil. No entanto, o seu preço não agradou muito. O produto com 16 GB custará R$ 1,7 mil nas lojas físicas e online. Enquanto isso, nos Estados Unidos, ele sai por US$ 349 (cerca de R$ 700). Ou seja, fica a impressão de que vale mais a pena comprar o aparelho lá fora, não é? Para te ajudar, o TechTudo tenta responder esta pergunta levando em conta as diversas possibilidades de aquisição do gadget.

Nexus 4 será apresentado no Brasil ainda em março (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Em primeiro lugar, caso você esteja viajando para fora do país, certamente, vale muito mais comprar o Nexus 4 no exterior. Basta viajar, comprá-lo lá e trazê-lo como item de uso pessoal, que não será tarifado e não contará no limite de US$ 500 (R$ 1 mil) que você tem para compras vindas de outros países.
Se você precisar importá-lo, no entanto, as coisas já são bastante diferentes. As tarifas alfandegárias brasileiras são altas e, por isso, o seu Nexus pode chegar ao Brasil e acabar sendo taxado, fazendo você pagar bem caro por isso. Nesse caso, as opções são: comprá-lo direto no Google Play norte-americano e pedir para entregar na casa de um amigo que viva por lá para depois mandá-lo para você. Ou então comprar em um site de terceiros e que faça entregas no Brasil, como a Amazon.
Realizando um cálculo em uma calculadora de impostos online, caso você pague mesmo US$ 349 pelo Nexus de 16 GB, na cotação atual ele sairá por R$ 702,64 sem a cobrança de impostos. Com a alíquota de importação, que é de 60%, são acrescidos R$421,59 a esse valor, totalizando R$ 1124,23. Aproximadamente R$ 600 a menos do que o que está sendo cobrado aqui no Brasil.
Obviamente, também há desvantagens na importação: a garantia do aparelho pode não ter efeito no Brasil, ele vai demorar muito mais para chegar, não é possível parcelar sua compra e ainda há aquelas preocupações com compatibilidades de operadoras. Então, pensando pelo lado financeiro, certamente vale realizar a importação. Porém, é preciso avaliar tudo o que está incluído no pacote.
De qualquer forma, os R$1.699 cobrados pelo Nexus 4 são menos do que os valores de chegada dos seus principais concorrentes, como o iPhone 5, que tinha o custo de cerca de R$ 2,5 mil (mesmo valor do Galaxy S4, que deve ser lançado no fim de abril).

Galaxy S4 com processador octa-core supera rivais em teste de desempenho


A versão octa-core do Galaxy S4 teve seu primeiro teste de benchmark divulgado nesta quinta-feira (28). O novo top de linha da Samsung superou o seu modelo quad-core e também os principais concorrentes com Android do mercado. As medições foram feitas pela AnTuTu e pela Quadrant, responsáveis pelas avaliações de benchmark do mercado móvel.
Galaxy S4, no evento do lançamento da Samsung (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Galaxy S4, no evento do lançamento da Samsung (Foto: Allan Melo/ TechTudo)
Nos dois testes, o modelo Samsung I9500 Galaxy S4, com processador octa-core de 1,6 GHz, ficou na frente de seu variante I9505 com quad-core de 1,9 GHz. Além disso, ambas as versões do aparelho da Samsung aparecem na avaliação da AnTuTu bem na frente dos tops de linhas de marcas como HTC e Sony.
Lista da AnTuTu sobre os processadores de smartphones no mercado (Foto: Reprodução/GSArena)Lista da AnTuTu sobre os processadores de smartphones no mercado (Foto: Reprodução/GSArena)
Já o ranking da Quadrant mostrou um resultado um pouco diferente. O LG Optimus G Proteve um desempenho levemente superior ao Galaxy S4 quad-core de 1,9 GHz. Apesar disso, o modelo da LG não foi páreo para o S4 com processador octa-core de 1.8 GHz. Outros modelos, como o Sony Xperia Z e o HTC One, ficaram entre os cinco primeiros, mas bem atrás dos aparelhos da Samsung.
Lista da Quadrant sobre os processadores de smartphones no mercado (Foto: Reprodução/GSArena)

Atualização do iOS gera problemas com bateria e Wi-Fi, reclamam usuários


Lançada na última semana, a mais nova atualização do iOS 6 vem recebendo críticas em relação ao consumo de bateria e funcionamento do Wi-Fi. Nos fóruns virtuais, usuários têm reclamado que a bateria descarrega mais rapidamente após a instalação da nova versão do sistema operacional, enquanto alguns comentários garantem que as conexões wireless ficam inoperantes, problema que havia sido resolvido com a atualização anterior.
Nova atualização do iOS 6 apresenta falhas (Foto: Reprodução) (Foto: Nova atualização do iOS 6 apresenta falhas (Foto: Reprodução))Nova atualização do iOS 6 apresenta falhas (Foto:
Reprodução)
O consumo de bateria figura entre as queixas mais constantes dos consumidores do iOS 6.1.3, última versão do sistema operacional presente em aparelhos como iPhone 5, iPad 4 e novos iPods. Neste caso, porém, mesmo as soluções tradicionais – como desligar notificações e restaurar o aparelho para as configurações de fábrica – não parecem ter surtido qualquer efeito para melhorar o problema.
Algumas poucas pessoas também enfrentaram dificuldades com a duração da bateria ao se conectar ao Microsoft Exchange, outro problema de longa data do sistema. Supostamente, ele havio sido corrigido com o último update, para o 6.1.2, mas voltou a incomodar parte dos consumidores.

Samsung Galaxy S4 é homologado pela Anatel


A última versão do smartphone topo de linha da Samsung, o Galaxy S4, passou pela homologação da Anatel nessa última quinta-feira (28/03), o que significa que o aparelho já pode ser vendido no Brasil. O aparelho virá em duas versões, GT-i9500 e o GT-i9505 uma já equipada para o 4G brasileiro e com o processador Quad Core (Qualcomm Snapdragon 600) e outra com conectividade 3G+ e um processador de oito núcleos (Exynos 5, de fabricação da própria Samsung). A conectividade e processador são as únicas diferenças entre as duas versões, e as demais especificações são as mesmas.
Galaxy S4 é uma opção válida para os donos do Galaxy S2 (Foto: Allan Mello/TechTudo) (Foto: Galaxy S4 é uma opção válida para os donos do Galaxy S2 (Foto: Allan Mello/TechTudo))






















Entre os maiores destaques do Galaxy S4, podemos citar a tela de cinco polegadas com resolução Full HD (1080 p) protegida por um resistente painel de vidro frontal Gorilla Glass 3, 2 GB de RAM, espaço para cartões Micro SD de até 64 GB, tecnologia de carregamento sem fio e uma câmera de 13 megapixels. O modelo global do S4 tem opções de 16, 32 e 64 GB de memória interna, mas ainda não existem informações sobre quais dessas opções estarão disponíveis para o mercado brasileiro.
Galaxy S4 é o novo smartphone poderoso com Android (Foto: Divulgação)Galaxy S4 é o novo smartphone poderoso com Android (Foto: Divulgação)
Além das novidades no hardware, o aparelho virá embarcado com Android 4.1 Jellybean e com novidades exclusivas de software como o Smart Pause, que pausa automaticamente vídeos se você tirar os olhos da tela, e o Smart Scroll, que passa a tela para cima e para baixo se você estiver olhando para o aparelho e incliná-lo na direção desejada ao mesmo tempo.
A Samsung se moveu rápido e apenas quinze dias após seu anúncio o modelo top de linha da empresa já está pronto para as lojas brasileiras, com preços sugeridos de R$ 2.399,00 para a versão 3G+ e R$ 2.499,00 para a versão 4G. O aparelho deve ser lançado no Brasil até o final de Abril.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Google lança Nexus 4 por R$ 1.699 no Brasil


smartphone Nexus 4 foi lançado no Brasil nesta quarta-feira (27),  em um evento em São Paulo. O telefone é produzido em uma parceria direta entre a empresa responsável pelo sistema Android com a fabricante de celulares LG. O aparelho começará a ser vendido no Brasil pelo preço de R$ 1.699, sem subsídio e terá fabricação nacional pela LG.
Nexus 4, smartphone do Google e LG, foi apresentado no Brasil nesta quarta-feira (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4, smartphone do Google e LG, foi apresentado no Brasil nesta quarta-feira (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
O celular será vendido pelas lojas varejistas Pontofrio e Fast Shop, tanto fisicamente quanto no online. As Lojas Americanas também oferece o produto pela web. O representante do Android, Hugo Barra, disse que o Nexus 4 não é um produto tão interessante para receber tanto subsídio do Google no Brasil.
Nexus 4 terá versão nacional fabricada pela LG (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4 terá versão nacional fabricada pela LG (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
O Nexus 4 é equipado com o processador quad-core Snapdragon S4 Pro, de 1.5 GHz, e tem 2 GB de RAM. A memória interna do telefone é de 16 GB. O gadget também possui o sistema operacional mais recente do Google, o Android 4.2 Jelly Bean.
Nexus 4 tem digitação por voz e virá com Google Now em português (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4 tem digitação por voz e virá com Google Now em português (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
O smartphone vem equipado com um modo de "Digitação por Voz" que funciona em português. Basta falar no microfone para que as palavras sejam reconhecidas pelo celular. Recursos como câmera estão disponíveis sem precisar desbloquear o smartphone para o uso.
Nexus 4 vem com câmera que tira fotos panorâmicas em 360 graus (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4 vem com câmera que tira fotos panorâmicas em 360 graus (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
Fotografia panorâmica também está disponível no Nexus 4 através do recurso "Photosphere", que produz imagens em todas as direções como no Google Street View. No smartphone, as fotos também podem ser facilmente deletadas se forem arrastadas para cima, durante a exibição.
Nexus 4, fruto da parceria entre Google e LG, tem processador quad-core (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4, fruto da parceria entre Google e LG, tem processador quad-core (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
Além do smartphone, foi apresentado os recursos de zoom e gerenciamento de abas, como cartas de baralho, do Google Chrome, as buscas que foram implementadas na versão mobile do Gmail. O Google também exibiu os comandos por voz no novo Nexus 4, que funciona como o Siri do iPhone, em português. Os desenvolvedores de Android criaram recursos agora para que o smartphone entenda perguntas específicas, como "qual é a altura do Cristo Redentor?". O aparelho responde com páginas na busca do Google acompanhados pela informação correta.

Nexus 4 esgota no primeiro dia de vendas


Aconteceu lá fora, e aqui não poderia ser diferente. O Nexus 4smartphone anunciado peloGoogle na manhã desta quarta-feira (27), já está esgotado no Brasil. Apesar de ainda anunciados em suas páginas principais, Ponto Frio e Fast Shop mostram que não há mais unidades disponíveis. A Americanas é a única loja que ainda está com o produto no estoque.
Nexus 4 tem digitação por voz e virá com Google Now em português (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4 já está esgotado no Brasil (Foto: Pedro
Zambarda/TechTudo)
Sucesso de vendas no exterior, o Nexus 4 é um dos melhores smartphones do mercado (veja o comparativo contra o Galaxy S3). Fruto de uma parceria inédita entre Google e LG, o aparelho faz parte de uma linha de smartphones famoso por carregar sempre a versão mais atual do sistema Android, e sem modificações, como comumente as fabricantes fazem.
Mesmo com o preço consideravelmente maior que o do exterior, a R$ 1.699, o Nexus 4 ainda continua sendo um aparelho chamativo para os consumidores. O Ponto Frio e a Fast Shop, lojas indicadas como principais pontos de vendas até mesmo pelo site oficial do smartphone, já não possuem mais o produto para venda, mesmo que o comércio só tenha começado nesta manhã.
Update: Em contato com o Ponto Frio, a empresa falou que haverá um novo estoque na próxima semana. "Próxima semana, mas um pequeno lote", declararam via Twitter.
Nexus já aparece como "produto indisponível" em duas das três lojas em que está sendo vendido (Foto: Divulgação)Nexus já aparece como "produto indisponível" em duas das três lojas em que está sendo vendido (Foto: Divulgação)
O smartphone do Google e da LG conta com uma tela de 4,7 polegadas, processador quad-core de 1,5 Ghz, 2 GB de RAM e Android na versão 4.2 Jelly Bean. Além disso, o aparelho traz uma boa câmera de 8 megapixels e um design muito atraente.

Apesar do preço, Nexus 4 brasileiro vale mais a pena que o Galaxy S3


Finalmente o Nexus 4 chegou ao Brasil, mas como todo smartphone mundialmente famoso, seu preço não chega perto do valor de venda lá de fora. Nos EUA, a mesma versão com 16 GB que estreou por aqui é vendida a US$ 349. Em terras tupiniquins, seu preço é de R$ 1.699. Mas mesmo com essa diferença no preço, ainda há vantagens em comprar o Android puro do Google.
Nexus 4 vem com câmera que tira fotos panorâmicas em 360 graus (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4 vem com câmera que tira fotos panorâmicas
em 360 graus (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
O primeiro motivo vem por ele: vindo pela primeira vez pelo próprio Google, o aparelho não sofrerá mais diferenciações quanto ao resto do mundo, recebendo sempre a última versão pública do Android. Em telefones de outras fabricantes, você precisará esperar - em média - um ano até receber esta mesma versão.

Nexus 4 esgota no primeiro dia de vendas


Aconteceu lá fora, e aqui não poderia ser diferente. O Nexus 4smartphone anunciado peloGoogle na manhã desta quarta-feira (27), já está esgotado no Brasil. Apesar de ainda anunciados em suas páginas principais, Ponto Frio e Fast Shop mostram que não há mais unidades disponíveis. A Americanas é a única loja que ainda está com o produto no estoque.
Nexus 4 tem digitação por voz e virá com Google Now em português (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4 já está esgotado no Brasil (Foto: Pedro
Zambarda/TechTudo)
Sucesso de vendas no exterior, o Nexus 4 é um dos melhores smartphones do mercado (veja o comparativo contra o Galaxy S3). Fruto de uma parceria inédita entre Google e LG, o aparelho faz parte de uma linha de smartphones famoso por carregar sempre a versão mais atual do sistema Android, e sem modificações, como comumente as fabricantes fazem.
Mesmo com o preço consideravelmente maior que o do exterior, a R$ 1.699, o Nexus 4 ainda continua sendo um aparelho chamativo para os consumidores. O Ponto Frio e a Fast Shop, lojas indicadas como principais pontos de vendas até mesmo pelo site oficial do smartphone, já não possuem mais o produto para venda, mesmo que o comércio só tenha começado nesta manhã.
Update: Em contato com o Ponto Frio, a empresa falou que haverá um novo estoque na próxima semana. "Próxima semana, mas um pequeno lote", declararam via Twitter.
Nexus já aparece como "produto indisponível" em duas das três lojas em que está sendo vendido (Foto: Divulgação)Nexus já aparece como "produto indisponível" em duas das três lojas em que está sendo vendido (Foto: Divulgação)
O smartphone do Google e da LG conta com uma tela de 4,7 polegadas, processador quad-core de 1,5 Ghz, 2 GB de RAM e Android na versão 4.2 Jelly Bean. Além disso, o aparelho traz uma boa câmera de 8 megapixels e um design muito atraente.

Entenda o que é um Android Puro e qual a diferença em relação aos demais


Android é um sistema operacional de código aberto, o que permite que as fabricante de celulares façam modificações livres em sua interface. Porém, existe uma versão da plataforma que não possui qualquer edição, e é utilizada somente nos dispositivos da linha Nexus - desenvolvidos pelo próprio Google. Esta versão do Android é chamada de "pura”, ou seja, como saiu dos laboratórios da companhia que criou o sistema.
Nexus 4 (Foto: Divulgação) (Foto: Nexus 4 (Foto: Divulgação))Nexus 4, do Google, traz o Android 4.2 "Puro"
(Foto: Divulgação)
O Android próprio do Google tem uma interface visual mais simples, ao contrário das presentes nos aparelhos da Samsung, que contam com a interface TouchWiz, e da Motorola, com o MotoBlur, por exemplo. O Android "puro" dá ao usuário o conceito do sistema que foi concebido originalmente.
Os smartphones e tablets criados por outras fabricantes, além de modificarem muito a aparência do sistema - incluindo novas aparências de menu, arrumações modificadas na tela inicial e até papéis de parede padrão difereciados - ainda incluem diversos apps de fábrica ligados à própria empresa.
A Samsung, por exemplo, sempre adiciona programas como ChatON, S Suggest e S Voice aos seus dispositivos com Android. O maior problema é que estes programas muitas vezes nem são utilizados pelos usuários, e não podem ser desinstalados - a não ser que seja feito o desbloqueio do sistema. No Android original do Google, estes apps não aparecem.
Claro que estas modificações também têm seus lados positivos. O Android das fabricantes muitas vezes possuem recursos exclusivos, que o Google não suporta em seus sistemas "puros". A própria Samsung lançou o recurso multijanela - que possibilita utilizar mais de um programa na tela do aparelho, ao mesmo tempo -, exclusivo para seus gadgets. A Sony é outra que costuma incluir melhorias, como funções de otimização do áudio.
Interfaces do Android 4.0 do Google, Samsung e Sony, respectivamente (Foto: Reprodução)Interfaces do Android 4.0 do Google, Samsung e Sony, respectivamente (Foto: Reprodução)
Além da aparência e dos apps pré-instalados, outra diferença do Android "puro" em relação aos modificados por fabricantes é a velocidade com que os mesmos ganham atualizações. Como o Android é um sistema criado pelo próprio Google, os aparelhos da linha Nexus costumam ser os primeiros a receber as mais recentes versões da plataforma, seguido então pelas grandes companhias.
Por fim, se você desejar experimentar “o Android como ele veio ao mundo”, por meio do uso de um Nexus, a opinião de boa parte dos usuários de aparelhos criados pelo Google é bem positiva. O Nexus 4, o mais novo integrante da série, foi lançado no Brasil na última quarta-feira (27), e a expectativa em torno dele já é bem grande.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Atualização do Evernote para Android traz mudanças na interface e câmera


Evernote, popular serviço de criação de notas, lançou uma atualização de seu aplicativo para Android. As melhorias incluem alterações na interface do app, inclusão de atalhos e a oferta de recursos até então exclusivos para iOS.
Novo Evernote para Android traz melhorias na interface (Foto: Reprodução/Cnet)Novo Evernote para Android traz melhorias na
interface (Foto: Reprodução/Cnet)
O visual do Evernote recebeu algumas melhorias, como novos widgets para a tela inicial do aplicativo, com acesso rápido à maioria dos recursos. Além disso, agora é possível salvar atalhos para as notas mais usadas na homescreen do software. Basta tocar e segurar qualquer item e selecionar “adicionar atalho” no menu de opções.
Com a nova versão do app, o usuário também pode tirar múltiplas fotos e salvá-las em uma nota sem mesmo sair da janela do aplicativo. Outra melhoria na câmera permite fotografar e salvar páginas de papel em suas notas. O Evernote automaticamente detecta as bordas, remove sombras e melhora o contraste.
Outro novo recurso, que já estava presente na versão iOS, é a integração com o Evernote Smartbook da Moleskine, o caderno inteligente que digitaliza anotações e rascunhos direto no aplicativo.
Já os usuários que possuem a assinatura Premium agora têm a possibilidade de pesquisar palavras dentro de documentos do Pacote Office, iWork e Open Office. Antes, só era possível encontrar palavras em arquivos PDF.