terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vertu, antiga divisão de smartphones de luxo da Nokia, pode lançar Androids

Vertu, antiga divisão de telefones de luxo da Nokia, foi vendida na última sexta-feira (12) e agora é uma companhia independente. Só que, curiosamente, ela pode se tornar uma concorrente da fabricante finlandesa. Isso porque há rumores de que a empresa vai passar a desenvolver novos smartphones com o sistema operacional móvel do Google, o Android.

Segundo o site TechCrunch, o antigo vice-presidente da Nokia, Anssi Vanjoki, vai assumir o cargo de CEO da Vertu após uma venda que deixou a companhia finlandesa com apenas 10% das ações da sua antiga divisão. E o executivo pretende se aproveitar dessa baixa participação.

Vanjoki, ainda de acordo com oTechCrunch, sempre quis um cargo alto onde pudesse desenvolver smartphones à sua maneira. Como na Nokia ele não conseguia ter esta liberdade, o CEO pretende se aproveitar da oportunidade que terá com a Vertu. O primeiro passo que ele daria, justamente para desconectar de vez a empresa da antiga dona, seria a adoção de um novo sistema operacional.

Os smartphones com a marca Vertu sempre utilizaram o Symbian, software desenvolvido pela Nokia - que por sua vez passou a investir no Windows Phone recentemente. Agora, com a nova gestão, eles poderiam passar a adotar o principal sistema rival. Embora nada disso tenha sido confirmado, a mudança seria significativa e daria no que falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário