sábado, 20 de outubro de 2012

Firefox OS também funcionará offline, confirma executivo

Um dos executivos envolvidos no desenvolvimento do Firefox OS revelou novas informações sobre o sistema operacional ao TechTudo. A principal delas, segundo o especialista, é que a plataforma não precisa ficar conectada ao 3G o tempo inteiro para funcionar, como havia sido especulado anteriormente.


"Há aplicações que realmente precisarão (da Internet para rodar), como o Facebook, até porque não faz sentido ele ser offline. Mas o sistema funcionará sem a Internet sim", disse o especialista, nesta quarta-feira (10), durante a Futurecom 2012 .
O executivo, um representante do grupo Telefônica-Vivo que pediu para não ser identificado, disse que a empresa será responsável pela comercialização dos aparelhos, pelo design da interface e pela usabilidade (experiência de uso) do sistema. Já a Mozilla está cuidando de todas as integrações e funcionalidades internas, bem como as APIs para desenvolvedores.

Toda a parte de desenvolvimento da Telefônica está sendo realizada em um laboratório de criação na Espanha, onde vários profissionais aproveitam a oportunidade para implementar suas modificações. "Esta é a primeira vez que uma operadora tem a oportunidade de fazer parte do desenvolvimento de um sistema operacional para smartphones. Nós sempre recebemos sistemas prontos", disse o executivo.
Sobre a questão da propriedade intelectual, o Google, por exemplo, diz que o Android é código aberto mas vende licenças de uso dos produtos da companhia, como a loja de apps Google Play. Já a Mozilla, ao que parece, quer liberar tudo. 
Quando perguntado sobre a possibilidade de cobrar certificações de uso contra o uso "indevido" do sistema (como nos xing-lings), o executivo aliviou. "Se os chineses copiarem, estaremos felizes. Afinal, eles não copiam o que não é um sucesso", declarou.
Um dos recursos implantados pela operadora, por exemplo, foi o módulo de rádio FM. "Achamos que este é um recurso importante para os brasileiros", declarou. Outra modificação foi o monitor de consumo, que indica a quantidade de minutos gastos, de SMS enviados e o tráfego de dados - comparativamente melhor que o monitor lançado no Android 4.0.
Segundo o especialista, essas criações não serão exclusivas dos aparelhos da Telefônica-Vivo. "Estamos investindo no sistema pois queremos ser os primeiros a vender aparelhos com Firefox OS no mundo, mas tudo nele é código aberto", esclareceu.
O Firefox OS será usado em smartphones de baixo custo, abaixo dos R$ 500, e está previsto para chegar às lojas no Brasil até março de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário