terça-feira, 11 de dezembro de 2012

iPhone 5 emite mais radiação do que Nexus 4, diz pesquisa

LG Nexus 4 é um dos smartphones com o menor nível de emissão radioativa do mercado, segundo uma pesquisa realizada pela Tawkon. O aparelho do Google deixou para trás alguns grandes concorrentes, como o iPhone 4S e iPhone 5. Entretanto, o topo da lista ficou com os dispositivos da Samsung, que ocuparam os 5 primeiros lugares.

Nos Estados Unidos, os dispositivos não podem obter um nível de radiação maior do que 1.6W/Kg. Já na Europa esse o valor de emissão não deve ultrapassar 2W/Kg. Ou seja, o Nexus 4 está dentro desses valores com o resultado de 0.550 W/Kg. Já o iPhone 5 ficou 3 posições abaixo do aparelho da LG com 0.901 W/Kg.


Os melhores resultados dos estudos, porém, ficaram com os aparelhos da Samsung. O primeiro lugar ficou com o Samsung Galaxy Note II, com apenas 0.171 W/Kg, seguido do seu antecessor Galaxy Note, com 0.209 W/Kg. As outras três posições foram ocupadas pelo Galaxy S2, Galaxy Nexus e Galaxy S3, respectivamente.
Apesar de tamanha diferença, donos de iPhones ou de Nexus não têm com o que se preocupar. O fundador da empresa responsável pela pesquisa, Ori Goshen, afirmou que cerca de 90% da radiação emitida por um smartphone não é perigosa. Os 10% restantes correspondem somente a alguns picos de emissão, que podem ser prejudiciais.

Tawkon é uma start-up que mede a radiação emitida pelos celulares através um aplicativo disponível para aparelhos Android. A emissão é verificada no que é chamado de “taxa de absorção específica”. Ela é feita numa relação de quantidade de energia em Watts (neste caso a radiação) absorção pela massa de tecido em Kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário