segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Android pode chegar a 1 milhão de malwares este ano

Estudo da Trend Micro mostra que a era de ameaças pós-PC está aqui e tem o OS do Google como alvo favorito de cibercriminosos




relatório liberado pela Trend Micro confirma uma preocupação que muitos temiam: a era dos malwares e ameaças pós-PC chegou para ficar.
De acordo com a empresa de segurança, todas as previsões feitas em 2012 (PDF) se realizaram. As ameaças migraram dos PCs para os dispositivos móveis, mídias sociais e até mesmo para o (até então inatingível) Mac OS X. E tudo indica que o sistema Android será o alvo favorito de cibercriminosos. Até o final do ano, a empresa de segurança espera que a taxa de malware para Android atinja a marca de 1 milhão.
O que não chega a ser uma grande surpresa, já que o número de dispositivos Androidrepresenta mais da metade da quota de mercado de smartphones e o sistema luta diariamente contra a fragmentação da plataforma - o que ajuda (e muito) em ataques.
Só para se ter uma ideia, no 3º trimestre de 2012, um total de 136 milhões de smartphones foram enviados para o mundo todo, o que deu ao OS do Google uma quota de mercado de 75%, segundo dados da IDC. Além disso, a Trend Micro mostrou em seu relatório que identificou 350 mil ameaças voltadas para Android - um crescimento de 14 para 3 na batalha Android x PC.
Destaque para o dado do relatório que aponta que o OS do Google demorou apenas 3 anos para alcançar o mesmo volume de ameaças que computadores demoraram 14 anos. Fora isso, o estudo aponta que apenas 20% dos dispositivos Android possuem algum tipo de antivírus instalado, um dado preocupante, segundo a Trend Micro. 
Outra constatação que o relatório mostra é que o número de ataques contra redes sociais só tende a crescer. Especialistas em segurança continuam incentivando os usuários a evitar compartilhar uma grande quantidade de dados em sites como Facebook, Twitter, Google+ e plataformas sociais similares.
Ameaças que continuamO ano de 2012 se encerrou com algumas particularidades que tendem a continuar.
A linguagem de programação Java desempenhou papel de destaque no ano passado. O software da Oracle foi constantemente atacado e também se tornou vetor responsável pelomaior ataque feito contra dispositivos Mac. O Governo dos EUA e especialistas em segurança chegaram até a pedir que os usuários desabilitassem o plugin (a não ser que seu uso fosse estritamente necessário).
O relatório mostra ainda que empresas e organizações financeiras sofreram com ataques nos últimos meses. Bancos americanos chegaram a perder cerca de 65 milhões de dólares por fraudes em contas. Os ataques direcionados são feitos com a ajuda dos "filhos do Stuxnet", códigos maliciosos como Flame, Duq e Gauss, segundo a Trend Micro.
Além disso, cibercriminosos estão cada vez mais profissionais, bem como as práticas adotadas por eles para realizar golpes. Kits de exploração como o Blackhole estão se tornando populares - e cada dia mais perigosos. "O Blackhole, sistemas de transferência automática (ATSs) eransomwares foram todos aperfeiçoados com novos recursos e melhorados de tal forma que deixaria qualquer fornecedor de software comercial orgulhoso", diz o relatório.
Todos esses dados só deixam uma coisa clara: a era de ameaças pós-PC está aqui e esse é apenas o começo.

Samsung produziu um de cada quatro celulares fabricados em 2012, diz pesquisa


O balanço final da Samsung para 2012 mostrou que este foi o melhor ano da história da companhia. Pesquisas recentes confirmaram que a empresa já é a dona do maior marketshare de smartphones no planeta. E talvez tanto sucesso seja explicado em outro estudo: de acordo com a Strategy Analytics, os sul-coreanos foram responsáveis por um de cada quatro dos 1,6 bilhões de celulares fabricados no ano passado.
Samsung e sua linha de smartphones Galaxy (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Samsung e sua linha de smartphones Galaxy (Foto:
Marlon Câmara/TechTudo)
Os números da pesquisa são impressionantes. No âmbito geral, chama a atenção o enorme número de telefones móveis que saíram das fábricas em 2012: 1,6 bilhões, sendo 396,5 milhões deles da Samsung. Uma marca bastante representativa, ainda mais se comparada com suas rivais. A Nokia, por exemplo, foi responsável por 335,6 milhões e ficou em segundo lugar, seguida pelos 135,8 milhões da terceira, a Apple.
Outro ponto importante da pesquisa é a análise do mercado considerando somente os smartphones. Foram 700 milhões de “telefones inteligentes” fabricados em 2012. Novamente, a Samsung levou vantagem, com 30,4% do marketshare. A Apple e a Nokia trocaram de posições em relação às vendas de aparelhos em geral. Desta vez, a Apple ficou em segundo, com 19,4%, enquanto a Nokia ocupa o terceiro lugar, com somente 5%.
“A Samsung e a Apple estão sob pressão para manterem suas lideranças no mercado, já que diversos novos smartphones, mais baratos, ganharão força em 2013. A otimização da tecnologia e o portifólio de aparelhos vão ser cruciais para as decisões dos consumidores nos próximos nove meses”, avaliou o diretor da empresa responsável pelo estudo, Jeff Orr.

Samsung anuncia Galaxy Xcover 2, um Android à prova d’água para atletas


Samsung apresentou, nesta sexta-feira (25), o Galaxy Xcover 2, smartphone super resistente desenvolvido para consumidores “radicais”. À prova d’água, de areia e de poeira, ogadget é equipado até com um “personal trainer virtual”, o Cardio Trainer Pro, para auxiliar os usuários na hora dos exercícios.
Xcover 2 foi feito para usuários aventureiros (Foto: Divulgação)Com tela de quatro polegadas WVGA, Android Jelly Bean 4.1 e processador dual-core de 1 GHz, o novo smartphone da Samsung tem performance mediana. Seu grande destaque é mesmo a resistência aos mais diversos tipos de danos. Suas configurações para os aventureiros também chamam a atenção. Ele possui o Google Maps pré-instalado, além de umsistema GPS + Glonass, que aumenta em 20% a precisão das localidades que o usuário busca.
Além disso, sua bateria com capacidade de 570 horas (pelo menos é o que a fabricante promete) faz com que ele seja perfeito para quem vai realizar atividades um pouco mais demoradas – como expedições e acampamentos. Ele tem ainda conectividades Bluetooth e Wi-Fi, câmera principal de cinco megapixels e frontal VGA, e conta com a interface visual tradicional dos aparelhos da linha Galaxy da Samsung.

sábado, 26 de janeiro de 2013

iPhone com tela de 4,8 polegadas é criado em vídeo


Um iPhone com tela de 4,8 polegadas foi apresentado pelo site russo Apple Digger, em um vídeo que ilustra um projeto conceitual para o smartphone. O protótipo ganhou o nome de “iPhone Math”, alcunha que vem sendo especulada por muitos especialistas como codinome do próximo celular da Apple, e foi baseado em informações que vêm sendo divulgadas como supostas características do iPhone 6.
Próximo iPhone pode vir com cores diferentes (Foto: Reprodução Apple Digger)Próximo iPhone pode vir com cores diferentes (Foto: Reprodução/Apple Digger)
Uma característica rapidamente notada é que o telefone foi desenvolvido com várias cores diferentes. Esta foi uma das primeiras novidades que começaram a pipocar na web sobre o próximo iPhone. Muitas fontes já disseram que a Apple deve implantar também no seu smartphone a variedade de cores presente na linha de reprodutores de mp3, os iPods.
No vídeo, que tem pouco mais de 30 segundos de duração, é exibida a “evolução” do iPhone 5 - com tela de quatro polegadas e cinco fileiras de aplicativos - para o iPhone Math, que teria display de 4.8 polegadas e seis linhas de apps, além de uma câmera de 12 megapixels. Não há, entretanto, qualquer especificação técnica além destas.


Tornar o iPhone mais seguro, diferenciá-lo dos rivais e talvez abrir uma nova forma de pagamento de contas. Por estas três funcionalidades, é possível que um leitor de impressões digitais seja uma das novidades do próximo iPhone. O site do jornal Huffington Post revelou, nesta sexta-feira (25), que os rumores sobre a funcionalidade podem, sim, virar realidade.
Leitor de digitais pode ser novidade do próximo iPhone (Foto: Reprodução Huffington Post) (Foto: Leitor de digitais pode ser novidade do próximo iPhone (Foto: Reprodução Huffington Post))Leitor de digitais pode ser novidade no próximo
iPhone (Foto: Reprodução/Huffington Post)
Para entender o cenário que pode possibilitar isso, é preciso analisar alguns acontecimentos do ano de 2012: em julho, aApple adquiriu uma companhia chamada AuthenTec por US$ 350 milhões (R$ 700 milhões, aproximadamente). A empresa é especializada justamente em hardware de escaneamento de digitais e já desenvolveu diversos acessórios com esta função para PCs, Macs e smartphones.
Em outubro, o The Australian divulgou que a companhia acertou um acordo com a firma de biosegurança Microlatch, da Austrália. O foco desta nova parceira da Apple, curiosamente, também está nas tecnologias de escaneamento de impressões digitais. Ou seja, ao que tudo indica, a Apple está fazendo bem o “dever de casa” e procurando companhias do ramo para investir em uma funcionalidade assim em algum de seus próximos produtos.
O jornal The Guardian, em artigo publicado um mês antes do lançamento do iPhone 5, afirmou que a tecnologia não demoraria para aparecer. “Se o scanner de digitais não estiver no iPhone 5, certamente estará no próximo. A AuthenTec assinou um contrato de desenvolvimento que vai até setembro de 2013, em tempo para o lançamento do próximo iPhone”.

Windows Phone 7.8 chegará no dia 31 de janeiro, confirma Microsoft


Parece que os usuários de aparelhos com Windows Phone 7.5 vão receber, enfim, a esperada atualização de seu sistema operacional. De acordo com a página oficial do Facebook da Microsoft Colômbia, o Windows Phone 7.8 será lançado no próximo dia 31 de janeiro.
Nokia Lumia 800 em breve terá Windows Phone 7.8 (Foto: TechTudo)Nokia Lumia 800 em breve terá Windows Phone 7.8 (Foto: TechTudo)
A atualização deixa os smartphones com uma interface bem parecida com a do novoWindows Phone 8, adicionando uma nova tela de bloqueio - que mostra mais notificações -, e novas opções de customização para as chamadas Live Tiles - os característicos "cubinhos" da tela inicial do sistema operacional.
Recentemente, a Microsoft postou um arquivo SDK opcional para update de Windows Phone no seu blog de desenvolvedores, com emuladores da nova versão do sistema. Assim, os usuários já puderam ter uma noção de como vai funcionar o WP 7.8 em seus smartphones. Agora, o próximo passo natural é lançar a atualização completa.
A operadora de telefonia britânica O2 também garantiu que o update deve acontecer no fim do mês. Já a página da Microsoft Colombia no Facebook foi um pouco mais específica, e confirmou a data de 31 de janeiro. Além disso, a Microsoft dos Estados Unidos fez um anúncio anunciando que “aparelhos com Windows Phone 7.8 estão começando a ser enviados para as lojas”.
No entanto, é importante frisar que, para os usuários brasileiros, a atualização deve demorar muito mais a aparecer. Afinal, no Brasil é necessário que as operadoras de telefonia móvel autorizem estes updates, o que sempre leva bastante tempo. Porém, já é uma boa notícia saber que eles já chegaram no resto do mundo e podem pintar aqui a qualquer momento.

Próximo iPhone pode vir com leitor de impressões digitais


Tornar o iPhone mais seguro, diferenciá-lo dos rivais e talvez abrir uma nova forma depagamento de contas. Por estas três funcionalidades, é possível que um leitor de impressões digitais seja uma das novidades do próximo iPhone. O site do jornal Huffington Post revelou, nesta sexta-feira (25), que os rumores sobre a funcionalidade podem, sim, virar realidade.
Leitor de digitais pode ser novidade do próximo iPhone (Foto: Reprodução Huffington Post) (Foto: Leitor de digitais pode ser novidade do próximo iPhone (Foto: Reprodução Huffington Post))Leitor de digitais pode ser novidade no próximo
iPhone (Foto: Reprodução/Huffington Post)
Para entender o cenário que pode possibilitar isso, é preciso analisar alguns acontecimentos do ano de 2012: em julho, aApple adquiriu uma companhia chamada AuthenTec por US$ 350 milhões (R$ 700 milhões, aproximadamente). A empresa é especializada justamente em hardware de escaneamento de digitais e já desenvolveu diversos acessórios com esta função para PCs, Macs e smartphones.
Em outubro, o The Australian divulgou que a companhia acertou um acordo com a firma de biosegurança Microlatch, da Austrália. O foco desta nova parceira da Apple, curiosamente, também está nas tecnologias de escaneamento de impressões digitais. Ou seja, ao que tudo indica, a Apple está fazendo bem o “dever de casa” e procurando companhias do ramo para investir em uma funcionalidade assim em algum de seus próximos produtos.
O jornal The Guardian, em artigo publicado um mês antes do lançamento do iPhone 5, afirmou que a tecnologia não demoraria para aparecer. “Se o scanner de digitais não estiver no iPhone 5, certamente estará no próximo. A AuthenTec assinou um contrato de desenvolvimento que vai até setembro de 2013, em tempo para o lançamento do próximo iPhone”.

Testamos o Xperia ZQ, o elegante smartphone FullHD da Sony


Sony Xperia ZQ foi um dos smartphones que mais atraíram olhares de visitantes, executivos e repórteres na última CES. Previsto para chegar ao Brasil até junho, o smartphone é incrível - ou ao menos foi assim que se mostrou durante nossos testes. Em posse de um modelo brasileiro, conferimos de perto a grande aposta da Sony contra o Galaxy S3 e o iPhone 5.
Sony Xperia ZQ: opções em branco e preto (Foto: Allan Melo / TechTudo)Sony Xperia ZQ: opções em branco e preto (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Tela
Assim como seu "irmão" Xperia Z, este modelo ficou famoso por sua grande tela de 5 polegadas em resolução FullHD. E que resolução!
Como todo aparelho que rompe alguma "barreira" em inovação, é difícil mensurar ou comparar a resolução da imagem deste telefone. Ao lado do iPhone ou do Galaxy S3, a qualidade da tela do Xperia ZQ deu um banho em brilho, nitidez, contraste, cor e até fluidez. Tudo é melhor. Em impressão, é algo como esta imagem abaixo.
Comparativo entre qualidade de imagem do DVD e do BluRay  (Foto: Divulgação)Xperia ZQ vs Galaxy S3: diferença é semelhante à comparativo entre DVD e BluRay (Foto: Divulgação)
Design
Apesar da tela ser maior que a do S3, lado a lado eles tem praticamente o mesmo tamanho. A diferença é pouca, apesar do receio de muitos sobre o grande display e o hardware.
No geral, a "pegada" que o Xperia ZQ oferece é firme, sem dar qualquer sensação de que o smartphone deslizará pelas mãos. A tampa traseira não removível e as laterais com entornos metálicos até oferecem segurança para usá-lo com apenas uma das mãos, mas certamente você optará em usar as duas sempre que possível.
Xperia ZQ: mesmo com uma lente é difícil enxergar os pixels (Foto: Allan Melo / TechTudo)Xperia ZQ: mesmo com uma lente é difícil enxergar os pixels (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Comparando com o seu antecessor Xperia S, a empresa mostrou grande evolução no desenho geral, mas voltou a pecar em alguns aspectos. Um deles é o botão de volume, que ficou menos perceptível ao toque devido as dimensões, mas rentes.
Este, no entanto, nem chega a ser um problema perto da grande tampa traseira: com péssimo encaixe, a tela que encobre a entrada do cartão microSD e do micro SIM precisa ser tirada na unha, deformando o plástico para que, quando abalroado, sai da traseira. Ela fica presa ao aparelho por um pequeno plástico (semelhante ao usado nos conectores do Xperia S), e tentar colocá-la no lugar chega a tirar parte do encanto deste smartphone. 
Apesar da tela de 5 polegadas, o Xperia ZQ tem um bom tamanho (Foto: Allan Melo / TechTudo)Apesar da tela de 5 polegadas, o Xperia ZQ tem um bom tamanho (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Desempenho
Neste ponto não há o que reclamar. Criticada na geração anterior por usar configurações defasadas, desta vez a Sony conseguirá se manter na vantagem por um tempo com o processador Snapdragon S4 Pro e seu quad-core da nova geração, com desempenhos superiores aos modelos atuais. Isso, quem sabe, manterá a empresa com vantagem nas tabelas de desempenho até a chegada do Galaxy S4 e seu rumorado processador de oito núcleos.
Xperia ZQ, iPhone 5, Galasy S3 e iPhone 4S: tamanho tolerável  (Foto: Allan Melo / TechTudo)Xperia ZQ, iPhone 5, Galasy S3 e iPhone 4S: tamanho tolerável (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Na reprodução de vídeos em FullHD e no multitarefa, o Xperia ZQ não se fez de difícil em nenhum instante. Não conseguimos testar jogos mais parrudos, mas a navegação toda era boa, sem lags ou demoras na resposta ou na abertura de apps.
Android 4.1
Nas mãos, o Android 4.1 roda com toda a fluidez da sua propaganda. A modificação da Sony é bem-vinda, e como todo novo aparelho, tem um dos visuais mais modernos, limpos e claros do mercado. Modificando detalhes, a empresa manteve a classe e o charme da linha Xperia.
Xperia ZQ: ótimas cores e contrastes graças ao Bravia Engine 2 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Xperia ZQ: ótimas cores e contrastes graças ao Bravia Engine 2 (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Nos apps, destaque para o nativo Editor de Vídeos, um dos apps padrão do Android que mais fez falta na linha 2012; e os novos atalhos para controle de recursos - como o WiFi e o brilho - no menu de notificações.
Câmera
É possível que o driver da câmera ainda não esteja em sua versão definitiva, mas as fotos não pareceram tão boas no modo Automático. Fizemos um rápido teste comparativo contra um iPhone 5 e um Galaxy S3. Veja:
Macro: comparativo do Xperia ZQ com o iPhone 5 e o Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Macro: comparativo do Xperia ZQ com o iPhone 5 e o Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)
.
Foto normal, configurações automáticas: comparativo do Xperia ZQ com o iPhone 5 e o Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Foto normal, configurações automáticas: comparativo do Xperia ZQ com o iPhone 5 e o Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)
.
Zoom digital: comparativo do Xperia ZQ com o iPhone 5 e o Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Zoom digital: comparativo do Xperia ZQ com o iPhone 5 e o Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Áudio
O sistema de som era claro e límpido, com bons graves e um bom volume para se escutar música. Comparado a geração anterior da Sony, é possível afimar que houve melhoras. É possível notar mais detalhes nas músicas e instrumentos bem distribuídos, sem ter aquela resprodução "chapada".
Na ordem: iPhone 4S, iPhone 5, Xperia ZQ e Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Na China, iPhone perde liderança para xing-ling


Apple foi superada no mercado chinês por uma empresa com apenas 1% do seu tamanho. A China Wireless Technologies desbancou o iPhone, que antes figurava como o favorito no país, com seu "xing-ling” Coolpad 8060. O aparelho custa cinco vezes menos que o modelo da Apple, que atualmente aparece somente na sexta colocação entre os aparelhos mais populares da China.
Quarta geração do CoolPad deve aumentar ainda mais vendas da empresa chinesa (Foto: Divulgação) (Foto: Quarta geração do CoolPad deve aumentar ainda mais vendas da empresa chinesa (Foto: Divulgação))CoolPad deixou o iPhone para trás no mercado chinês (Foto: Divulgação)
Vendido por 619 yuan (cerca de US$ 100, ou R$ 200), o "xing-ling" é um sucesso, e reflete a tendência dos mercados emergentes, onde o padrão elevado dos produtos da Apple não condiz com a realidade. Assim, os aparelhos da companhia norte-americana começam a perder espaço para modelos mais modestos. A projeção é que o Coolpad 8060 venda cerca de 28 milhões de unidades no país em 2013, enquanto o iPhone amarga o sexto lugar de vendas no ranking local.
A queda da popularidade da Apple é um sinal muito ruim para a empresa, já que a China é hoje o maior mercado potencial de dispositivos móveis do mundo. Outras multinacionais, como a Samsung, ZTE e Lenovo, também ultrapassaram a gigante de Cupertino, aproveitando a onda dos smartphones simples e baratos.
Esta, aliás, não é a primeira "derrota" recente da companhia da maçã. No Japão, situação semelhante aconteceu com o iPad, que perdeu o primeiro lugar nas vendas para o Nexus 7, do Google, que custa US$ 130 (cerca de R$ 260) a menos que o iPad mini, que é o tablet mais barato da empresa norte-americana.
No início do mês, boatos davam conta de que a Apple planejava lançar um modelo popular do iPhone voltado justamente para os mercados emergentes, como China, Índia e Brasil. No entanto, a notícia foi desmentida pelo vice-presidente de marketing da companhia, Phil Schiller. De acordo com o executivo, aparelhos baratos "nunca serão o futuro dos produtos da Apple".

Na China, iPhone perde liderança para xing-ling


Apple foi superada no mercado chinês por uma empresa com apenas 1% do seu tamanho. A China Wireless Technologies desbancou o iPhone, que antes figurava como o favorito no país, com seu "xing-ling” Coolpad 8060. O aparelho custa cinco vezes menos que o modelo da Apple, que atualmente aparece somente na sexta colocação entre os aparelhos mais populares da China.
Quarta geração do CoolPad deve aumentar ainda mais vendas da empresa chinesa (Foto: Divulgação) (Foto: Quarta geração do CoolPad deve aumentar ainda mais vendas da empresa chinesa (Foto: Divulgação))CoolPad deixou o iPhone para trás no mercado chinês (Foto: Divulgação)
Vendido por 619 yuan (cerca de US$ 100, ou R$ 200), o "xing-ling" é um sucesso, e reflete a tendência dos mercados emergentes, onde o padrão elevado dos produtos da Apple não condiz com a realidade. Assim, os aparelhos da companhia norte-americana começam a perder espaço para modelos mais modestos. A projeção é que o Coolpad 8060 venda cerca de 28 milhões de unidades no país em 2013, enquanto o iPhone amarga o sexto lugar de vendas no ranking local.
A queda da popularidade da Apple é um sinal muito ruim para a empresa, já que a China é hoje o maior mercado potencial de dispositivos móveis do mundo. Outras multinacionais, como a Samsung, ZTE e Lenovo, também ultrapassaram a gigante de Cupertino, aproveitando a onda dos smartphones simples e baratos.
Esta, aliás, não é a primeira "derrota" recente da companhia da maçã. No Japão, situação semelhante aconteceu com o iPad, que perdeu o primeiro lugar nas vendas para o Nexus 7, do Google, que custa US$ 130 (cerca de R$ 260) a menos que o iPad mini, que é o tablet mais barato da empresa norte-americana.
No início do mês, boatos davam conta de que a Apple planejava lançar um modelo popular do iPhone voltado justamente para os mercados emergentes, como China, Índia e Brasil. No entanto, a notícia foi desmentida pelo vice-presidente de marketing da companhia, Phil Schiller. De acordo com o executivo, aparelhos baratos "nunca serão o futuro dos produtos da Apple".

Android para iniciantes: saiba o que é possível fazer com seu smartphone


Os smartphones Android estão em alta, mas vários novos usuários do sistema não fazem muita ideia do que se pode fazer com ele. Claro que, assim como os celulares comuns, eles podem realizar ligações e mandar mensagens, mas os chamados telefones inteligentes conseguem fazer muito mais. Assim, iniciantes no Android, conheçam um pouco mais sobre o universo que vocês têm em mãos.
Android continuará dominando o mercado de OS mobile (Foto: Divulgação) (Foto: Android continuará dominando o mercado de OS mobile (Foto: Divulgação))Mascote do sistema Android (Foto: Reprodução)
Afinal, o que é um "Android"?
O Android é um sistema operacional para celulares e tablets (assim como o Windows é para os PCs e laptops) desenvolvido peloGoogle. Seu funcionamento é bem semelhante ao de um computador: com ele você pode acessar a Internet, entrar em sites, assistir vídeos e conversar com outras pessoas conectadas, por exemplo. A grande diferença é que, em vez de usar um mouse e um teclado para navegar pelo sistema, você usa seus próprios dedos e a tela sensível do smartphone ou tablet. Para saber se o seu celular é um Android, confira o tutorial do TechTudo.
Baixando aplicativos e jogos para smartphones e tablets
Um dos maiores atrativos do Android é a enorme variedade de programas disponíveis para o sistema. Por meio da loja virtual Google Play (anteriormente chamada de Android Market), é possível encontrar aplicativos gratuitos e pagos para as mais diversas funções. Para sabercomo usar o Google Play, confira o tutorial do TechTudo.
Google Play (Foto: Reprodução)Google Play (Foto: Reprodução)
As redes sociais FacebookOrkut e Twitter, por exemplo, têm aplicativos totalmente gratuitos para serem baixados. Com eles, você pode fazer de forma fácil tudo o que se faz nos próprios sites dos serviços. Além disso, outras redes populares, como Instagram - que adiciona efeitos nas suas fotos e cria uma página para elas -  e Foursquare - com o qual é possível "bater ponto" em todos os locais que você visitar - também seguem o mesmo estilo.
Outros serviços muito requisitados no Android são os programas para enviar mensagem e fazer ligações de graça. O WhatsApp, por exemplo, possibilita que se envie mensagens de texto para qualquer outro usuário que tenha um smartphone, gratuitamente. Já o Skype e oViber permitem até que você ligue para outro usuário do Android sem pagar nada por isso. Basta baixar o programa, fazer um cadastro e, automaticamente, todas as pessoas da sua lista de contatos poderão ser contactadas.
Angry Birds (Foto: Divulgação)Angry Birds é um dos principais jogos do Android
(Foto: Divulgação)
Os jogos também são bem populares nos smartphones. Independente de qual aparelho você utiliza, sempre vão existir centenas de jogos bem divertidos para ele. Claro que, com um smartphone mais caro e completo, é mais fácil rodar games pesados e complexos, mas os jogos mais procurados são aqueles mais leves e simples. O Angry Birds é um exemplo que virou febre entre os usuários. Ele, assim como outros bem legais, como Cut The Rope e Temple Run, é gratuito e funciona em praticamente qualquer aparelho com Android.
Ainda é possível encontrar uma infinidade de aplicativos com serviços muito úteis como e-mails, bancos e mapas, e até atribuições mais pessoais, como programas destinados a receitas, piadas e notícias sobre times de futebol. Basta decidir o que você procura e procurar na Play Store: com certeza vai encontrar lá.
Usando a câmera do celular e compartilhando as fotos
Tirar fotos pelo Android é muito simples: basta acessar o ícone da Câmera, apontar o aparelho para o local desejado e tocar no botão de disparo. Encontrar as fotos depois também não é difícil: é só entrar no aplicativo Galeria e procurar a imagem.
A câmera de 8 MP do gadget é semelhante às dos aparelhos tops do mercado (Foto: TechTudo)A câmera dos aparelhos Android têm diversos recursos (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)
Porém, é possível fazer muito mais com seu smartphone e tablet. Você pode, por exemplo, compartilhar todas as suas fotos com seus parentes e amigos, tanto por e-mail quanto pelo Facebook. Para isso, você precisa encontrar a foto na sua Galeria ou Álbum e depois tocar em um ícone que vai aparecer em cima da imagem, que pode ser representado por algumas setas apontadas para cima ou por três círculos ligados por uma linha. Quando isto for feito, vai surgir uma lista com todos os canais por onde você pode compartilhar sua imagem.

Android para iniciantes: saiba o que é possível fazer com seu smartphone


Os smartphones Android estão em alta, mas vários novos usuários do sistema não fazem muita ideia do que se pode fazer com ele. Claro que, assim como os celulares comuns, eles podem realizar ligações e mandar mensagens, mas os chamados telefones inteligentes conseguem fazer muito mais. Assim, iniciantes no Android, conheçam um pouco mais sobre o universo que vocês têm em mãos.
Android continuará dominando o mercado de OS mobile (Foto: Divulgação) (Foto: Android continuará dominando o mercado de OS mobile (Foto: Divulgação))Mascote do sistema Android (Foto: Reprodução)
Afinal, o que é um "Android"?
O Android é um sistema operacional para celulares e tablets (assim como o Windows é para os PCs e laptops) desenvolvido peloGoogle. Seu funcionamento é bem semelhante ao de um computador: com ele você pode acessar a Internet, entrar em sites, assistir vídeos e conversar com outras pessoas conectadas, por exemplo. A grande diferença é que, em vez de usar um mouse e um teclado para navegar pelo sistema, você usa seus próprios dedos e a tela sensível do smartphone ou tablet. Para saber se o seu celular é um Android, confira o tutorial do TechTudo.
Baixando aplicativos e jogos para smartphones e tablets
Um dos maiores atrativos do Android é a enorme variedade de programas disponíveis para o sistema. Por meio da loja virtual Google Play (anteriormente chamada de Android Market), é possível encontrar aplicativos gratuitos e pagos para as mais diversas funções. Para sabercomo usar o Google Play, confira o tutorial do TechTudo.
Google Play (Foto: Reprodução)Google Play (Foto: Reprodução)
As redes sociais FacebookOrkut e Twitter, por exemplo, têm aplicativos totalmente gratuitos para serem baixados. Com eles, você pode fazer de forma fácil tudo o que se faz nos próprios sites dos serviços. Além disso, outras redes populares, como Instagram - que adiciona efeitos nas suas fotos e cria uma página para elas -  e Foursquare - com o qual é possível "bater ponto" em todos os locais que você visitar - também seguem o mesmo estilo.
Outros serviços muito requisitados no Android são os programas para enviar mensagem e fazer ligações de graça. O WhatsApp, por exemplo, possibilita que se envie mensagens de texto para qualquer outro usuário que tenha um smartphone, gratuitamente. Já o Skype e oViber permitem até que você ligue para outro usuário do Android sem pagar nada por isso. Basta baixar o programa, fazer um cadastro e, automaticamente, todas as pessoas da sua lista de contatos poderão ser contactadas.
Angry Birds (Foto: Divulgação)Angry Birds é um dos principais jogos do Android
(Foto: Divulgação)
Os jogos também são bem populares nos smartphones. Independente de qual aparelho você utiliza, sempre vão existir centenas de jogos bem divertidos para ele. Claro que, com um smartphone mais caro e completo, é mais fácil rodar games pesados e complexos, mas os jogos mais procurados são aqueles mais leves e simples. O Angry Birds é um exemplo que virou febre entre os usuários. Ele, assim como outros bem legais, como Cut The Rope e Temple Run, é gratuito e funciona em praticamente qualquer aparelho com Android.
Ainda é possível encontrar uma infinidade de aplicativos com serviços muito úteis como e-mails, bancos e mapas, e até atribuições mais pessoais, como programas destinados a receitas, piadas e notícias sobre times de futebol. Basta decidir o que você procura e procurar na Play Store: com certeza vai encontrar lá.
Usando a câmera do celular e compartilhando as fotos
Tirar fotos pelo Android é muito simples: basta acessar o ícone da Câmera, apontar o aparelho para o local desejado e tocar no botão de disparo. Encontrar as fotos depois também não é difícil: é só entrar no aplicativo Galeria e procurar a imagem.
A câmera de 8 MP do gadget é semelhante às dos aparelhos tops do mercado (Foto: TechTudo)A câmera dos aparelhos Android têm diversos recursos (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)
Porém, é possível fazer muito mais com seu smartphone e tablet. Você pode, por exemplo, compartilhar todas as suas fotos com seus parentes e amigos, tanto por e-mail quanto pelo Facebook. Para isso, você precisa encontrar a foto na sua Galeria ou Álbum e depois tocar em um ícone que vai aparecer em cima da imagem, que pode ser representado por algumas setas apontadas para cima ou por três círculos ligados por uma linha. Quando isto for feito, vai surgir uma lista com todos os canais por onde você pode compartilhar sua imagem.